Pular para o conteúdo principal

EP04 - Temas Visuais e Idioma

É possível alterar o tema visual e o idioma, através da tela de preferencias do aplicativo.

Através do menu File > Preferences é possível acessar está tela, aonde é possível configurar:

  • Diretório padrão aonde inicialmente os scripts serão salvos
  • Tema Visual
  • Idioma
  • Consultar as teclas de Atalho.

 

 

 

Idioma

O aplicativo trabalha com arquivos de propriedade para tradução de mensagens e campos.

Estes arquivos estão no diretório language, estando disponivel em portugues do brasil e ingles.

Para adicionar um novo idioma basta criar um arquivo neste diretório

 

 

 

Para alterar o Idioma, na tela de propriedades selecione o idioma desejado e clique em aplicar.

 

 

Nota: os arquivos que se iniciam com keymap*.properties são arquivos que contém o mapeamento de teclas de atalho para windows, linux e macos, nesta versão as teclas são exibidas na tela porem para altera-las é necessário editar estes arquivos, assim como os textos de idioma e temas visuais.

 

Temas visuais

 

Dentro do App, existem alguns temas visuais disponiveis.

Estes temas foram feitos através de arquivos css que estão disponíveis no diretório, é possivel criar novos temas, adicionando um arquivo neste diretório themes.

 

 

Passos para alterar o tema padrão da aplicação

 

  1. Acessar o menu File > Preferences

 

 

 

 

  1. No ComboBox "Theme" serão listados todos os arquivos do diretório themes

 

  1. Após escolher o thema desejado, clicar em Aplicar, na próxima execução do programa será carregado com o novo tema

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EP00 - Pilot - The Journey

The Journey Aqui estamos, Trabalho com produtos Oracle acerca de 20 anos dentro da linha ERP EBusiness Suite. Acompanhei diversas ondas e mudanças ao longo dos anos e  nos dias atuais estamos trabalhando com os produtos na modalidade cloud, onde me certifiquei em Oracle Integration Cloud (OIC) e durante a minha jornada adquiri muito conhecimento em Java, plsql, Oracle OAF, Oracle Forms, XML Publiser, Oracle Reports, Workflow, APIS REST/SOAP e as interfaces do Oracle Erp Fusion. Em um belo dia estava levantando os objetos e vinculos necessários via SQL para utilizar em minhas integrações pela interface OTBI embarcada dentro do fusion, confesso que está interface para investigar e elaborar consultas não é das mais amigaveis. "Quando é para resolver um problema real seu, a criatividade gera as melhores soluções." Como executo estas extrações por API via integração, comecei a pensar se não podia construir algo pra me ajudar a elaborar consultas com base nisto. Como tenho um pouco

EP02 - Instalação e Configuração

  Configuração Inicial   Pré-Requisitos   Java jdk 18 ou superior https://www.oracle.com/java/technologies/javase/jdk18-archive-downloads.html   openjfx-18.0.1_windows-x64_bin-sdk.zip Link: https://gluonhq.com/products/javafx/ Nota: o desenvolvimento foi feito utlizando a versão 18, pode ser utilizado a versão 17 ou 19   Teste comando Java -version configurado adequadamente   Ajuste Arquivo de Inicialização   Descompactar o arquivo Lambari_v1.0.zip Após este passo é necessário acessar este diretório e configurar o arquivo Lambari.bat(Windows) ou Lambari.command(Macos)   WINDOWS   Editar o arquivo Lambari.bat aonde para a variavel JAVAFX_HOME deverá ser informando o caminho aonde foi instalado a biblioteca openjfx + diretório LIB Importante: remover o comentário # na linha 2 para configura-lo       Exemplo: @echo off set JAVAFX_HOME= C:\Users\edgol\Downloads\openjfx-18.0.1_windows-x64_bin-sdk\javafx-sdk-18.0.1\lib

EP01 - Solicitação de acesso - Versão ALPHA

 Preencha o Formulário abaixo para solicitar acesso a versão ALPHA(Em desenvolvimento, alguns bugs de navegação e possivelmente com ajustes de layout). Sobre Versões(wikipédia) Quando este desenvolvimento mudar de versão ALPHA para BETA o código será publico no github e os devidos agradecimentos para as bibliotecas e projetos utilizados como base.  Após o envio do formulário, será compartilhado com o email informado o link para download do google drive. Carregando…

EP07 - Dividindo a Tela

É possível dividir as abas na tela ou até mesmo destaca-las clicando no título da aba e arrastando, No exemplo abaixo será clicado na aba "New Tab 2" e dividido a janela em 2, para comparar o resultado entre duas consultas.       Arrastando a aba para a direita pra divisão da tela.         Janela dividida em duas partes, aonde duas consultas diferentes foram executadas, este recurso é util em comparativos as vezes.    

EP03 - Configurando uma Conexão

Durante a configuração de uma nova conexão, o LambariFX irá validar os dados de conexão , e caso não exista o relatório padrão será efetuado o upload do mesmo dentro do ERP fusion. Para configurar ou editar uma conexão, acessar o menu Edit > Edit Connections     Informar os campos   Connection Nome da conexão Description Descrição da conexão Order Numero indicando a sequencia de ordenação em que a conexão irá aparecer nas telas. URL http://hostname-erp/ User Usuário do Erp Password Senha do usuário do ERP     Clicar em "Test Connection" ou em "Save" Nota: os dados de conexão ficam armazenados em um arquivo local na pasta base do software! Como funciona ?   As instruções SQL serão executadas através da ferramenta de criação de relatórios XML Publisher/OTBI que existe disponiel de forma embarcada dentro

EP05 - Como executar uma Consulta

Dentro do editor de Textos Você pode selecionar o texto da consulta Caso exista uma única consulta no arquivo não é necessário selecionar o texto Caso exista mais de uma consulta no arquivo, desde que esteja delimitado pelo caracter ";". Ao executar uma consutla será selecionado o SQL corrente aonde o cursor está posicionado no Editor de textos.   Nota: Ao executar uma consulta, o campo limit Rows limita a quantidade de dados que será retornado pela integração, quando menos registros a serem retornados, menos tempo de rede e tempo melhor na execução Caso a consulta esteja demorando para executar, pode ocorrer interrupção por timeout na comunicação e o processo será abortado.   Formas de executar uma consulta: Clicar no botão Execute Query Ir no Menu Edit   > Execute Query Pressionar Control + Enter   Exemplo de tela com múltiplas consultas, os resultados serão paginados de 100 em 100 registros.    

EP06 - Histórico SQL

 Através do menu Edit > SQL History É possível verificar as consultas executadas pelo programa.       Este histórico de instruções será gravado em formato JSON no arquivo history.txt dentro da pasta dblocal do aplicativo.         Acessando pela tela é possivel copiar uma instrução SQL que já tenha sido executada, caso você não tenha salvo a consulta, e através dos botões da tela é possivel excluir os registros.